Casa de Repouso Idosos - Zona Norte - Rio de Janeiro

CENTRO RESIDENCIAL GERIÁTRICO LA RESIDENCE

ATVIDADES

NUTRIÇÃO

Nesse ciclo da vida, os cuidados relacionados à alimentação e ao acompanhamento nutricional se tornam fundamentais, em virtude das alterações fisiológicas de correntes do envelhecimento, que prejudicam a nutrição adequada para o idoso. O La Residence possui um nutricionista especializado que mantém sob controle o peso dos idosos e faz o acompanhamento de um possível défict nutricional que poderá ocorrer com o envelhecimento.

A redução da sensibilidade por gostos primários (doce, amargo, ácido e salgado) é considerada um dos fatores mais relevantes na redução da ingestão alimentar de idosos. A perda da sensação de paladar pode estar relacionada a redução do número de papilas gustativas, logo, o idoso necessita concentrar mais sabor das preparações para ajustar ao paladar alterado.

A ausência total ou parcial de dentes e/ou o uso inadequado de próteses (parciais ou totais), a presença de cáries e doenças periodontais ou a presença de xerostomia acarretam prejuízos no processo de mastigação. Isso faz com que os idosos reduzam a ingestão de alguns alimentos, como carnes, frutas, verduras e legumes crus. Com o envelhecimento há atrofia e perda de elasticidade de todos os tecidos da cavidade oral, diminuição quantitativa e qualitativa de saliva, redução da secreção de mucina e ptialina. Alterações de cavidade oral podem explicar a preferência alimentar por alimentos macios, de fácil mastigação e muitas vezes pobres em nutrientes (fibras, vitaminas e minerais).
Idosos tendem a apresentar fraqueza na musculatura faríngea e relaxamento anormal do músculo cricofaríngeo, deficiência do relaxamento do esfíncter esofagiana superior e na peristalse primária, prejudicando a deglutição.
A disfagia, comum em idosos, pode ser definida como desordem na deglutição e/ou potencial desabilidade em deglutir, com prejuízos na segurança, na eficiência e na qualidade de comer e beber. A presença de disfagia implica em risco de broncoaspiração.

Pode ocorrer também declínio da secreção ácida gástrica, que se relaciona com o grau de atrofia de mucosa gástrica. A diminuição do suco gástrico implica diretamente na redução da secreção de fator intrínseco, responsável pela absorção da vitamina B12 pelo trato digestório, o que pode acarretar em anemia megaloblástica. Outro ponto é que a gastrite atrófica e acloridria são causas de anemia em idosos (diminuição da eficiência de absorção de ferro).

Com o envelhecimento tem-se diminuição da capacidade absortiva de micronutrientes e há aumento da incidência de constipação intestinal, por isso o serviço de nutrição em nossa ILPIs é de suma importância para mantermos nossos idosos bem nutridos e saudáveis.



NOSSA UNIDADE

Conheça nossa unidade muito bem localizada na

Zona Norte na Tijuca, Rio de Janeiro.
 

LA RESIDENCE

Centro Residencial Geriátrico

Unidade Tijuca I

R. Ribeiro Guimarães, 338 - Tijuca

Ligue Agora

Siga nas Redes

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube